Curvelo de Mendonça, autor de Regereção (Texto ampliado)

(Curvelo de Mendonça, escritor brasileiro)

 

Por: Allan de Oliveira.

contatoallandeoliveira@gmail.com

  

Manuel Curvelo de Mendonça nasceu em 29 de julho de 1870 no município de Riachuelo, Estado de Sergipe, no Engenho Quintas, sendo filho de Antônio Curvelo de Mendonça e Dona Bárbara Muniz Teles de Menezes de Mendonça. A princípio o autor estudou na cidade onde nascera e Aracaju. Posteriormente, mudou-se para Pernambuco indo estudar na Faculdade de Direito do Recife. Ao ter se graduar em Direito, ele segue para o Rio de Janeiro no ano de 1893, com propósito de publicar seus textos, passando a exercer atividades literárias, contribuindo em jornais, e trabalhando como professor, bem como na Intendência Municipal. Foi membro do Conselho de Instrução Pública e diretor do Instituto Comercial do Distrito Federal.

O autor é considerado um indivíduo com ideias avançadas, talentoso, e defensor das ideias socialistas do seu tempo. E pelo que se sabe quanto à sua bibliografia literária é que há, somente, um único Romance, Regeneração, obra com tendências realistas, e também alguns contos que estão no Almanaque Brasileiro Garnier.  Além disso, é importante frisar também que há tendências anarquistas presentes em Curvelo de Mendonça, semelhante a de autores realistas portugueses como Antero de Quental que se influenciaram por essa corrente política e ideológica para escreverem suas obras. E De acordo com o texto “A Ficção Anarquista Classe Média” presente em http://www.unicamp.br/~boaventu/page31a.htm é dito que o Romance Regeneração foi escrito através de influencias dos ideais do anarquista cristão Liev Tolstoi que em certo momento da sua vida preferiu a vida do campo a das cidades: “Regeneração, (...) inspirado em Tolstoi, rejeita a vida nas cidades considerando-a destruidora das belezas naturais, nociva à saúde e como nos outros dois textos perniciosa a moral. Por esse prisma não consegue aceitar o desenvolvimento urbano. Transmite apenas uma visão pessimista da cidade em contraposição visão do campo, onde sempre reina alegria e obtém-se um compensador emprego da atividade[...] no texto de Curvelo de Mendonça a natureza é sempre solidária com o homem nos momentos decisivos de sua vida; a comunidade rural é sugestivamente chamada Jerusalém, e não é por acaso que o título do romance é Regeneração”.

Além de Regeneração, Curvelo de Mendonça também escreveu em vários jornais. Defendeu ideias abolicionistas e republicanas em fins do século XIX quando ainda era jovem e usava o pseudônimo “Lucker” para escrever nesses periódicos.

As experiências com a impressa ajudaram também Curvelo de Mendonça a desenvolver uma atividade intelectual maior, abordando em seus artigos jornalísticos assuntos sobre as indústrias agropecuárias, os problemas econômicos do Brasil, bem como os problemas sociais de Riachuelo.

Em 1910, Curvelo de Mendonça viajou a trabalho para a Europa para assistir aos Congressos Pedagógicos de Bruxelas e Paris e nesse mesmo ano ao retornar ao Brasil é nomeado membro do Conselho de Instrução Pública do Distrito Federal.

“Em 1912 a “Sociedade Nacional” de Agricultura concedeu-lhe o título de sócio honorário pelos bons serviços prestados à 4ª Conferência Açucareira realizada em Campos e o Instituto Histórico de Sergipe o elegeu sócio correspondente, a exemplo do que já havia feito o Instituto Histórico do Ceará”. (In: Dicionário Biobliográfico Sergipano de Armindo Guaraná)

A vida e obra de Curvelo de Mendonça chegaram a serem citadas na 3ª edição de uma revista internacional do Rio de Janeiro chamada “Kultur” e numa revista de Paris, LatinaRevue Mensuelle pour la propagande des peuples latins, número 17 de 20 de novembro de 1910.


(Latina, revista francesa)

 

Como consta no Dicionário Biobibliográfico Sergipano de Armindo Guaraná, Curvelo de Mendonça escreveu nos jornais:

– Horácio Hora. No “O Republicano”. Aracaju, de 1 de junho de 1890.

– Sergipe Republicano. (Estudo crítico e histórico). Rio de Janeiro, 1896, XX-179 págs, in. 12º. Casa Mont’Alverne.

– O Chanceler de Ferro do Antigo Egito. por J. W. Rochester (W. Kriganowski). Trad. do francês. aris. 1903. 494 págs, in. 12º. H. Garnier, Livreiro Editor.

– A Regeneração: romance social. Paris. 1904, 231 págs. in. 12º. H. Garnier, Livreiro Editor. Geralmente recebido com francos elogios da imprensa, disse um crítico conter este livro um profundo estudo da sociologia, em que os problemas correlatos da sociedade moderna têm a sua crítica e a sua solução.

– Universidade Popular para instrução superior e educação do proletariado, fundada em 20 de março de 1904. Estatutos e Programa. Rio de Janeiro, 1904, 8 págs. in. 8º pq.

– Redução das horas de trabalho. (Fechamento das portas das casas comerciais). Conferência realizada no salão do “Clube Brasileiro Comercial”. Rio de Janeiro, 1905, 22 págs. in. 3.”. pq, Impressores – M. Orosco & C.

– A crise do assador. Carta ás Sociedades Agricolas e aos Lavradores de Sergipe. Rio de Janeiro, 1906, 12º págs, in. 8º pq. Tip. do “O Economista Brasileiro”.

– A morte de Silva Jardim. Nos Anais, Rio de Janeiro, ano III, (1906) nº 78, págs. 238 e 239.

– Guimarães Rebelo: estudo sobre a individualidade literária desse escritor. No “Brasil Revista”, publicação Mensal Ilustrada, 1910, Ano 3, nº 7.

Redigiu com outros:

– O Brasileiro: hebdomadário literário e noticioso. Aracaju, 1888-1889.

– O Incentivo: jornal literário de preparatorianos. Aracaju, 1889. Publicação semanal.

– Era Nova: órgão católico. Recife, 1890-1892.

– O Progresso Educador: revista de ensino. Rio de janeiro, 1894.

– Gazeta da Tarde: diário. Rio de Janeiro, 1901.

– Revista Didática: publicação mensal. Rio de Janeiro, 1904-1907. Foi um dos redatores nos anos de 1904-1906.

– O País: jornal independente, político, literário e noticioso. Fundado no Rio de Janeiro em 1885, foi seu redator até falecer.

 

Curvelo de Mendonça faleceu em Laranjeiras, município de Sergipe, em 17 de setembro de 1914 devido a problemas de saúde.

  

OBRA PRINCIPAL:

 

Regeneração (1904)

 

REFERÊNCIA: 

A Ficção Anarquista Classe Média. Disponível em: <http://www.unicamp.br/~boaventu/page31a.htm>. Acesso: 07 de ago. de 2015. 

GUARANÁ, ARMINDO DE. Dicionário Biobliográfico Sergipano – por Luiz Antônio Barreto. In: <http://clientes.infonet.com.br/serigysite/ler.asp?id=297&titulo=biblioteca_virtual>. Acesso em: 20 de ago. de 2015.                                                       

FENERICK, José Adriano. A literatura anarquista dos anos 1900 / 20: um estudo da recepção em dois quadros críticos. Disponível em: <http://www.cerescaico.ufrn.br/mneme/pdf/mneme10/anarquista.pdf> Acesso em: 01 ago. 2013. 

Latina: Revue Mensuelle pour la propagande des peuples latins. Disponível em: <http://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k1342824/f151.image>. Acesso em: 05 de set. de 2017 

LEMOS, Wagner. Autores sergipanos por ordem alfabética pelo sobrenome de L-S. Disponível em: <http://www.wagnerlemos.com.br/autores2.htm>. Acesso em: 05 ago. 2013.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato