10 anos do Blog Literatura Sergipana: APOIE o blog

(10 anos do Blog Literatura Sergipana: APOIE esse projeto)

 

Por: Allan de Oliveira.

contatoallandeoliveira@gmail.com

 

01. A criação do blog Literatura Sergipana

 

É com grande honra e felicidade que eu, Allan de Oliveira, escritor, pesquisador e divulgador da literatura produzida em Sergipe, escrevo este texto em comemoração aos 10 anos do blog Literatura Sergipana. Este foi posto ao ar em 10 de junho de 2013, tendo sido criado com o objetivo de dar mais acessibilidade às pessoas interessadas no assunto porque a mesma se mostrou inacessível a muitas pessoas devido a um acervo pouco explorado e pouco pesquisado, principalmente, em se tratando de autores clássicos de um passado um tanto remoto.

 

O blog foi inspirado no meu TCC, Panorama analítico da literatura sergipana, escrito no ano de 2013 para obtenção de grau do Curso de Letras/Português da Faculdade São Luiz de França (Aracaju/SE). Assim sendo, utilizei e ainda utilizo os livros de referências de estudiosos renomados da temática em si como Sílvio Romero, Jackson da Silva Lima, Luís Antônio Barreto, bem como outros autores. Isso porque o meu objetivo é conseguir que a literatura sergipana não seja ofuscada pelo tempo porque, a meu ver, trata-se de uma literatura brilhante como a de outros Estados do Brasil e de outros países do mundo.

 

 Ã‰ bom ressaltar também que além desse objetivo citado no parágrafo anterior, o blog abre espaço para a divulgação de escritores da nossa atualidade, no intuito, de possibilitar a esses, uma via de divulgação, bem como eventos literários e projetos nesse seguimento, no intuito, informar as pessoas.

 

02. Reconhecimento do Blog Literatura Sergipana

 

Por se tratar de uma mídia digital, ao longo da sua trajetória, o blog Literatura Sergipana passou a ser muito acessado no Brasil e em vários países, ajudando professores, estudantes, e demais interessados a conhecerem um pouco sobre os escritores da quinta arte (a literatura) nascidos no Rio dos Siris (Sergipe). Por meio desses acessos, ela passou a se destacar em meio a milhões de conteúdos digitais, sendo elogiado por muitas pessoas que o acessam. 

  





  

Anos depois da criação do blog, procurei ampliar mais a ideia criando uma fanpage no Facebook em 2018 e um canal no YouTube em 2020, este com uma ideia mais ampla, mas que há um quadro (uma playlist) com vídeos sobre literatura sergipana.

 

 

  

E tal como o blog, o canal também passou a ser muito elogiado pelos espectadores. E como prova disso, aproveito também para deixar logo abaixo, alguns dos muitos elogios referentes ao canal do YouTube:

 

Comentário presente neste link: https://www.youtube.com/watch?v=XRH-9-d2eb4

Comentário presente neste link: https://www.youtube.com/watch?v=XRH-9-d2eb4

 

Comentário presente neste link: https://www.youtube.com/watch?v=z_tTeb4Jdiw&t=25s


Comentário presente neste link: https://www.youtube.com/watch?v=zXwakg8pSeA&t=2s



 Comentário presente neste link: https://www.youtube.com/watch?v=rAe4hxj4xeg

 

 

03. Reconhecimento, mas sem remuneração

 

Mas, além dos elogios referentes ao meu trabalho, o Google passou a considerar o blog Literatura Sergipana como relevante e o deixou bem posicionado na sua busca. Aproveitando esse reconhecimento do Google, decidi obter patrocínio por meio do Adsense, e após duas tentativas não tive êxito. Isso ocorreu porque as grandes marcas não têm interesse em patrocinar blogs de cultura intelectual no Brasil pelo simples fato de não haver uma grande demanda no país para que o público se interesse por essas marcas, até porque é por meio de publicidade que as marcas são encontradas. E por se tratar de um blog mais voltado para a cultura intelectual, esta é mais cultivada por um público muito pequeno no Brasil, invés de atingir as grandes massas. Por isso, as grandes marcas não têm interesse em patrocinar blogs como este.

 

04. APOIE essa ideia

 

Diante dos fatos expostos no item anterior, passei a me sentir desmotivado para continuar realizando este trabalho na internet, pensando em até desativar o blog. No entanto, como eu gosto de pesquisar, ler, escrever, e debater sobre literatura, inclusive, a sergipana, o meu amor por isso me deu forças para continuar. Mas, poucos resistiriam por 10 anos escrevendo em um blog ou site sem ser remunerado.

 

E por que a remuneração? Simplesmente, pelo fato de gastar tempo para leituras, pesquisas, textos serem escritos, vídeos produzidos, paga-se energia elétrica e internet, equipamentos precisam de reparos e os produtores de conteúdos da internet (como é o meu caso) também necessitam de motivação financeira para executarem para a construção do labor.

 

Sendo assim, caro o leitor (a), caso você considere como sendo relevante o trabalho deste blog e queira contribuir com qualquer quantia para a continuação deste trabalho, aproveito para deixar a minha chave PIX para você fazer a sua contribuição financeira:


 Chave aleatória:

daafcd62-fe24-44f0-a9ea-ecad84f14e87

 

 

Desde já, agradeço a todos os que acompanham os textos do blog Literatura Sergipana e os vídeos do canal Literatura TV.

 

Atenciosamente,

Allan de Oliveira.

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato