Vídeos sobre Literatura Sergipana – PARTE 1

  

Por: Allan de Oliveira.

  

Como a finalidade do nosso site Literatura Sergipana é divulgar autores sergipanos de renome que já estão esquecidos cujas biobibliografias são até desconhecidas, além de também procurar divulgar novos autores, e nem uns nem outros serem ofuscados pelo tempo. Eu fiz uma lista com vídeos que fazem parte do canal do YouTube Literatura TV, canal esse que também faz do presente site, única e exclusivamente para facilitar ainda mais o acesso aos interessados no assunto.

 

PEDRO DE CALASANS

 

Pedro de Calasans foi um poeta ultrarromântico e pré-condoreiro nascido no Estado de Sergipe. Ele tem grande importância para a cultura, mas foi esquecido, sendo lembrado apenas no Estado de Sergipe como o nome de uma avenida de Aracaju.

 

 

TOBIAS BARRETO

 

Tobias Barreto foi professor, advogado, juiz, poeta, tinha muitos talentos e foi um dos patronos da Academia Brasileira de Letras. Ele nasceu na Vila de Campos/SE, cidade que anos depois passou a levar o seu nome.

 

Sua poesia foi influenciada na literatura de Victor Hugo, e, juntamente, com Castro Alves, Tobias Barreto cria a poesia condoreira no Brasil. A partir daí surge a 3ª fase romântica no país.

 

Esse grande poeta brasileiro tinha ideias abolicionistas e republicanas, e ele fazia poemas de protesto contra o Imperador Dom Pedro II, exigindo um país republicano e livre de escravos.


 

SÍLVIO ROMERO

 

Sílvio Romero foi uma pessoa culta e com grande importância por ter ajudado a desenvolver a cultura brasileira no século XIX e no início do século XX. Ele nasceu no Estado de Sergipe, mas residiu em outros Estados como Pernambuco, Rio de Janeiro, e Rio Grande do Sul.

 

Ele escreveu obras clássicas como História da Literatura Sergipana, Parnaso Sergipano, e uma infinidade de livros maravilhosos.


 

Coivara da Memória, de Francisco Dantas

 

Coivara da Memória, de Francisco Dantas é um Romance ambientado no Nordeste brasileiro, publicado em 1991. O seu enredo conta que um homem foi acusado de um crime que ele não cometeu. Assim, o narrador-personagem, o acusado, demonstra desespero, e raiva perante a sua situação.

 


JOÃO RIBEIRO

 

João Ribeiro foi um homem que contribuiu bastante para o desenvolvimento das artes e das ciências no Brasil. Ele foi jornalista, filólogo, crítico literário, artista plástico, e historiador. Além disso, o intelectual foi um dos promotores da Reforma Ortográfica de 1907 e considerado o primeiro historiador moderno do país por estudar o povo ao longo da história e não apenas sobre os governantes como faziam os historiadores tradicionais anteriores a ele.


 

A livraria da utopia socialista, de Cleber Marques

 

O Romance "A Livraria da Utopia Socialista" do escritor sergipano Cleber Marques de Oliveira foi lançado no ano de 2021 e conta sobre um bibliotecário chamado Danilo que tem como propósito a criação de uma livraria comunitária como incentivo à cultura, bem como para fazer as pessoas da sua comunidade passar a ter senso crítico e, quem sabe até, elas construírem uma sociedade mais consciente e mais solidária no futuro.

 

É uma obra literária bastante atual porque aborda a temática das livrarias comunitárias e também por denunciar o desinteresse do governo em não investir na cultura e não concordar com o fato das pessoas terem senso crítico. Além de fazer outras denúncias.

 

 

HERMES FONTES

 

Hermes Fontes foi um poeta nascido no Estado de Sergipe, de origem humilde, mas que tinha uma mente genial por ter produzido belos poemas, alguns melancólicos e até um poema experimental num formato de uma taça. Ele teve influências do Parnasianismo, Simbolismo, e Pré-Modernismo, alcançando certo reconhecimento nacional no meio intelectual ainda em vida. Mas, infelizmente, no Estado em que Hermes Fontes nascera ele é lembrado apenas como um nome de uma avenida de Aracaju/SE e não como uma figura de grande importância da literatura brasileira.

 


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato