Tecendo reflexões: Uma jornada pelas páginas de “O Aprendiz de Livreiro”

  


(Livro "O aprendiz de livreiro", de Cleber Marques)

Por: Allan de Oliveira.

 

Meus contatos:

Facebook:

https://www.facebook.com/allandeoliveira19/

Instagram:

https://www.instagram.com/literaturasergipana/

 

 

Hoje, gostaria de compartilhar minhas impressões sobre "O Aprendiz de Livreiro", uma obra literária do autor sergipano Cleber Marques de Oliveira.

 

Esse Romance se desenrola nas ruas de Aracaju/SE e narra a história de Fernando, um jovem de origem humilde apaixonado por livros. Empregado em uma livraria localizada no centro da cidade, Fernando é descrito de maneira cativante pelo autor, que também retrata Aracaju de forma vívida, mencionando locais emblemáticos como a Rua São João, o 28º Batalhão de Caçadores e a Catedral Metropolitana.

 

Além de sua ambientação envolvente, o Romance aborda questões sociais pertinentes, como o precário serviço de telefonia e internet, a deficiência do sistema de saúde pública estadual e os abusos cometidos por uma das filhas do proprietário da livraria onde Fernando trabalha. Essa personagem, uma típica "patricinha esnobe", trata os funcionários, incluindo Fernando e seu colega, com desdém, deixando-os em uma posição servil. É notável sua falta de educação básica ao solicitar serviços, ignorando completamente palavras como "por favor", "desculpe", "por gentileza" ou "obrigado", ao contrário dos demais colaboradores da empresa, que demonstram habilidades de trabalho em equipe.

 

(Livraria)

 

Além do desprezo por parte da jovem arrogante, o livro também levanta questões sobre o fechamento crescente de livrarias no Brasil, um fenômeno de precariedade para o país, abordando também sobre a biblioterapia, uma forma de terapia que utiliza a leitura como ferramenta de cura.

 

Recomendo também a você, leitor (a) assistir ao vídeo abaixo, produzido por mim de forma caseira em maio de 2021, para o conteúdo fixa-se melhor em sua mente, caso esta leitura tenha sido do seu agrado.

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato