ANDRÉA SOUZA

(Andréa Souza, escritora brasileira)

 

Por: Allan de Oliveira.

contatoallandeoliveira@gmail.com

 

Andrea Souza nasceu em Aracaju/SE em 11 de julho de 1995, sendo filha de Dona Maria Leda de Souza Chagas e de Seu José Celestino das Chagas. Ela sempre estudou em escolas públicas, sendo que parte do Ensino Fundamental ocorreu no Colégio Judite Oliveira e no EMEF José Conrado de Araújo, já o Ensino Médio fora exercido no Colégio Estadual Barão de Mauá.

A escritora também se graduou 2019, em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Ela escreve poemas e crônicas, sendo uma apreciadora da literatura como um todo procurando passar em seus feitos literários profundidade para reflexões, sinceridade, e leveza. Tendo sofrido influência por muitos autores e autoras, dentre esses e essas como Cecília Meireles, Lygia Fagundes Telles, Fernanda Young, Martha Medeiros, Pedro Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, Machado de Assis, Rubem Braga, Clarice Lispector, Sylvia Plath, Bell Hooks, Paulo Coelho e muitos, mas muitos outros, como ela me concedeu na entrevista.

Suas publicações ocorreram por meio de livros físicos e digitais da sua autoria, participou de antologias, já foi colunista de uma revista digital e ela tem um site intitulado andreasouza.art.br onde publica sobre assuntos das áreas de comunicação, tecnologia, gestão, diversidade, inclusão, e alguns assuntos a respeito de autodesenvolvimento e autoconhecimento. Além dela também ter em mente criar um blog, futuramente, para publicar as suas crônicas e poemas.

 

(30 Ações para melhorar sua vida, de Andrea Souza)

 

(Nordestes – Antologia)

  

7 de setembro, por Andréa Souza

 

Não vou lembrar do ano, mas o dia foi exatamente esse, 07 de setembro, numa manhã ensolarada, bonita e bem calorosa como já é de costume aqui em Aracaju. Foi nesse dia que Tonha, minha tia, me levou para assistir os desfiles cívicos escolares na extensa e importante Avenida Barão de Maruim. Levantamos cedo, ela me arrumou, se arrumou, organizou as coisas que levaríamos e seguimos para o ponto de ônibus. Passou o primeiro e o segundo, cheios demais, veio o terceiro ônibus e fomos, na famigerada linha Augusto Franco - Bugio, que raramente tem poucos passageiros.

Quando chegamos a avenida já estava repleta de gente. Eu pequena, fiquei toda deslumbrada com toda aquela movimentação. Caminhamos até a Praça Camerino, onde acontecia a concentração dos estudantes e das bandas e se preparavam para o grande e esperado momento de desfilar. Roupas bonitas, cabelos arrumados, maquiagens, botas maravilhosas, eu via tudo aquilo e me imaginava desfilando também, quem sabe um dia, pensava.

Solzão de praia queimando o asfalto e botando todo mundo pra suar, avenida LO-TA-DA! Todos queriam um espaço que conseguisse ver bem o desfile, mas era difícil porque tinham muitas pessoas, vendedores ambulantes, a polícia cuidando para o pessoal não invadir a pista. Agora bom mesmo era para quem ficava nos camarotes do governo ou morava nos edifícios da Barão.

Encontramos um lugar e permanecemos por um tempo. Tonha levou cachorro-quente e suco pra gente lanchar, que delícia! Depois de ver algumas escolas, seguimos para a Praça da Bandeira, reta final dos desfiles. Ficamos um tempo e vimos uma moça desmaiar assim que terminou de desfilar. Pessoas correram para ajudar e a equipe de socorro também. Tonha e eu olhamos preocupadas.

Abriram a blusa da moça, era bem grossa, toda enfeitada. Devem ter feito isso provavelmente por causa do calor e do abafamento que a roupa causava. Até hoje não sei a razão do procedimento, mas a cena ficou na minha mente e desde então qualquer pessoa que passasse mal ou desmaiasse eu achava que tinha que abrir ou tirar a blusa pro corpo ser refrescado. O que é a  inocência e o desentendimento de uma criança, não é mesmo? Diante de tudo que aconteceu, lembro que foi um dia bem agradável com ela e me senti muito feliz naquele 07 de setembro.

 

Aracaju/SE

 

OBRAS

 

30 ações para melhorar sua vida [E-BOOK]

https://aandrea-souza1.kpages.online/pagina-de-vendas-1c03a7c5-01c6-4254-a191-2a3bfc9b6842

 

Mulheres & Identidades: desafios, aprendizados e superações [Livro físico]

https://learnitshop.lojavirtualnuvem.com.br/produtos/mulhereseidentidades/

 

Estudos e Práticas de Marketing - Capítulo: Marketing Digital [eBook científico]

https://backupbooks.com.br/index.php?route=product/product&product_id=70

 

Antologia Nordestes - Crônica: 7 de setembro

https://www.selo-offflip.net/product-page/nordestes

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato