Livro “Apneia”, de Vera Vilar

(Livro “Apneia”, de Vera Vilar)

 

Por: Allan de Oliveira.

contatoallandeoliveira@gmail.com

 

Apneia é um livro da poetisa Vera Vilar, publicado em 2022 pela EDISE, editora do Diário Oficial do Estado de Sergipe.

O significado da palavra “apneia” é referente ao bloqueio respiratório do nariz por pelo menos 10 segundos. Algo que, a meu ver, diz respeito a uma tentativa de suicídio. E pensando nessa perspectiva pode-se correlacionar a ideia com a capa do livro é mostrado o universo (talvez em sonhos) onde uma mulher se joga como estivesse se suicidando.

Os poemas nesse livro demonstram serem líricos-contemporâneos, alguns tendem para o sensualismo, outros para desilusões amorosas. Já em outros casos há poemas onde variações linguísticas do Nordeste estão presentes e outros até com certa influência do Concretismo como também o uso de versos livres e de metáforas.

Abaixo podemos fazer a leitura de alguns desses poemas:

 

Engulo a seco

 

teu beijo molhado

já que meu coração

é poço minado

de sempre

 

 

Cheguei tarde

 

as ilusões

estão distribuídas

consigo espelhar

alguns desejos

foscos

fadados

a estereotipar sonhos

 

Realidade

 

Minha dor

é palpável

encontro-a em cena

no cotidiano que

faço parte.

 

A realidade

é delicada demais

para ser surpreendida

ou ser surpreendida

ou ser adorada

tampouco compreendida.

é certo que fique a realidade

entre esta linha tênue

entre o sonho e o desejo

assim

somente assim

transitaremos mais equilibrados

em nós mesmos.

 

Não me julguem

por minha cor de pele

julguem-me

por minhas ações e ideias.

 

O Beijo

Boca                Boca

Boca      Boca

BOCABOCA

BOCA

 

Estória de um abraço

 

Abraço

   braço

       aço

         ço.

 

Além das temáticas abordadas nos poemas acima exposto é importante destacar também a respeito de um poema com temática antirrascista que também está presente nesse livro, poema esse chamado Nem me julgem. Mas, além dessa importante temática há também outros poemas que revelam certo regionalismo, como visto, por exemplo, no poema Velho Chico, também presente na obra, revelando uma poetisa com grande talento da qual consegue fazer excelentes colocações com as palavras, e a obra Apneia demonstra ser, sem sombras de dúvidas, uma obra singular.


 

REFERÊNCIA:

VILAR, Vera. Apeneia. 1ª Ed. Aracaju. Edise 2022.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato