CLEBER MARQUES: "Um incentivador de leituras"

 

Por: Allan de Oliveira.

  contatoallandeoliveira@gmail.com

 

(Escritor Cleber Marques de Oliveira)

 

Sobre o autor

 

O poeta e escritor Cleber Marques de Oliveira nasceu a 16 de agosto de 1975 em Aracaju/SE, sendo filho de Eribaldo de Oliveira e Ivanete Marques da Silva.

O autor fez a sua educação básica no período de 1982 a 1994 em duas escolas públicas: Bilac Pinto e Leandro Maciel. Licenciando-se em Pedagogia no ano de 2008 pela Faculdade Atenas Maranhense em São Luís/MA; e no ano de 2013 graduando-se no Curso de Filosofia pela Faculdade Claretiano em Batatais/SP. Além de ser Pós-Graduado em Psicopedagogia.

Na adolescência trabalhou como Office Boy no Jornal Folha da Praia em Sergipe, local que lhe serviu de inspiração para ter o gosto pela leitura e também pela escrita.

Na fase adulta Cleber Marques foi nomeado em 7 concursos públicos e trabalhou como professor de cursos preparatórios para concursos e Magistério. Atualmente ele trabalha como Pedagogo da Reitoria do Instituto Federal de Educação de Sergipe (IFS).

O autor também tem habilidades como restaurador de livros e programador de software, criando em 2015, o primeiro aplicativo brasileiro em psicopedagogia que foi registrado pelo SEBRAE. Além disso, ele também tem o hábito de colecionar livros dos mais variados desde os de literatura a livros de xadrez.

Cleber Marques de Oliveira reside atualmente em Aracaju/SE.

 

Sobre a obra do autor



O autor é influenciado por literatura brasileira e estrangeira, principalmente, por autores como Patrick Suskind, autor de O perfume, bem como por Machado de Assis; e pelo escritor sergipano, Francisco Dantas.

As obras publicadas por Cleber Marques variam desde livros para concursos públicos, a livros de literatura, e também livros de poemas e Romances.

O seu Romance de estreia O aprendiz de livreiro, publicado pelo Clube dos Autores, conta sobre um adolescente de 18 anos de família humilde que é apaixonado por livros e trabalha numa livraria do Centro de Aracaju/SE, obra essa com o poder de levantar a autoestima de qualquer leitor, como podemos notar no seguinte trecho: “(...) a vida era assim: ora morremos, ora choramos ou lamentamos, mas às vezes também sentimos felicidade. E o que mais aprendemos na vida é nunca desistir, nunca perder a fé, seguir em frente, fazendo o bem para si e para os outros. A vida é breve e devemos vivê-la com muita sobriedade, paz e amor, concluiu emocionado”. (DE OLIVEIRA, 2018, p. 133).

Já a sua última obra A livraria da utopia socialista, também publicada pela mesma editora, conta sobre um bibliotecário que tem como objetivo criar uma livraria comunitária como incentivo à leitura às pessoas da sua região para elas adquirirem senso crítico, e até quem sabe, construir uma sociedade mais consciente e solidária. Note abaixo o seguinte trecho:

“Hoje, penso que aqueles que têm o poder de ajudar, de mudar as coisas para o bem dos santafelizenses, não o fazem. A pergunta é por quê? A única resposta que me vem à mente é: individualismo, egoísmo e conveniência em prol de seus próprios interesses. Portanto, eu quero, pelo menos, tentar ajudar por meio da oferta gratuita de conhecimentos. Nada mais fácil e prático que lendo bons livros que nos façam pensar de forma crítica!”. (DE OLIVEIRA, 2021, p. 46 e seg.) 

São Romances com certos toques de humor que servem para o leitor refletir bastante sobre o real propósito do autor, o incentivo à leitura, com características intertextuais por serem livros que comentam sobre livros.

Quanto aos seus poemas, estes contêm temáticas variadas, refletindo certo romantismo, outros com certa indignação para os problemas da vida, e alguns sobre a família.

  

MATER (Mãe)

 

A estrela que brilha e nunca morre

Cuida de um, de outro, será que dorme?

A palavra que cura, consola sem lamentos

A proteção em tempos calmos ou turbulentos

A paz que acalma e conforta

O amor inato que não enrola

A força que só Deus sabe o quanto jorra

Daria a vida se preciso fosse sem demora

A que do pouco pão não come

Para saciar aos seus que tem fome

A que sente a dor, reza e chora

Sem deixar que os filhos a vejam sofrer o agora

Aquela que ama sem nada pedir de volta

Que mesmo se os filhos a rejeitassem não se revolta

Foi feita pra que tudo cuidasse, suportasse sem troca

Mãe nunca morre, apenas não a vemos nessa hora

Mas nos veremos quando formos embora

Espere, acalme-se... que demora!

Enquanto isso cuide de si e dos outros, ora!

 

OBRAS

 

* Conhecimentos pedagógicos para concursos

* Psicopedagogia em concursos públicos

* O aprendiz de livreiro

* Prosa entre livros: A alfarrabista, o bibliófilo e o restaurador

* Vossa Magnificência

* A livraria da utopia socialista

* Minhas pegadas (poemas)

* O orfanato de livros (romance infantojuvenil)

* O aspirante a aprendiz de bibliófilo (autobiográfico)

 

Aproveite também para assistir a dois vídeos onde eu comento sobre duas obras de Cleber Marques de Oliveira:




Caso o leitor (a) tenha interesse em ler as obras do escritor Cleber Marques você as poderá adquirir neste link que está logo abaixo:

https://clubedeautores.com.br/livros/autores/cleber-marques-de-oliveira

 

REFERÊNCIA:

DE OLIVEIRA, Cleber Marques. O aprendiz de livreiro. Aracaju/SE. Clube dos Autores, 2018.

DE OLIVEIRA, Cleber Marques. A livraria da utopia socialista. Aracaju/SE. Clube dos Autores, 2021.

DE OLIVEIRA, Cleber Marques. Minhas pegadas. Aracaju/SE. Clube dos Autores, 2021.  

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato