ILMA FONTES

(Ilma Fontes, escritora brasileira)

 

(Atualizado em 04 de abril de 2021)

Por: Allan de Oliveira.

contatoallandeoliveira@gmail.com

 

Ilma Mendes Fontes nasceu em 10 de abril de 1947 em Aracaju/SE. É Psiquiatra, Legista, e trocou a Medicina pelo Jornalismo, Cinema e Ativismo Cultural.

Escreveu o roteiro “A Fúria da Raça” que serviria para um seriado da Rede Globo. Mas, infelizmente, foi recusado, lançado em 1997 em formato de livro.

Produziu e dirigiu alguns filmes, dentre eles: Arcanos – O Jogo (1980) e O Beijo (1980). Produziu, dirigiu, e escreveu o roteiro do curta-metragem “A Taieira” (1986), bem como o seriado de TV “A Última Semana de Lampião” (1986) que teve participação de atores importantes como Orlando Vieira, Walkiria Sandes, Padre Pedro, entre outros.

Ilma Fontes também dirigiu o Departamento de Produção da TV Educativa de Sergipe entre o período de 1984 a 1987, onde fez documentários e dirigiu alguns programas semanais.

Foi Presidente do Conselho Municipal de Cultura em 1995, Presidente da Funcaju em 1996, Vice-Presidente do Conselho Municipal de Cultura em 1997, Membro do Conselho Estadual de Cultura no período de 2001 a 2005, Membro do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher ente 2003 e 2004, Membro do Sindicato dos Escritores do Rio de Janeiro, do Sindicato dos Artistas e Técnicos RJ, e membro de várias associações, escreveu em jornais e revistas do Brasil e do exterior, participou de várias antologias de poemas, fundou alguns jornais, fez parte da composição de vários juris de poesia, teatro, literatura, música, cinema, fotografia e ganhou vários prêmios em Sergipe, São Paulo, Rio de Janeiro, e Brasília.

No início dos anos 2000, Ilma Fontes participou do Programa Provocações apresentado por Antônio Abujamra, onde ela explica sobre a carência de longas-metragens em Sergipe naquela época. Essa entrevista pode ser assistida neste link (https://www.youtube.com/watch?v=AIZPAzUToS0), onde Ilma Fontes aparece após 16 minutos de programa.

Essa figura ilustra do campo cultural foi homenageada com a Medalha da Ordem do Mérito Serigy (1996), Medalha do Mérito Parlamentar pela Assembleia Legislativa de Sergipe (2003), Medalha Sílvio Romero da Academia Sergipana de Letras (2003). Sendo também eleita a “Mulher do Século XX” pelo SESC / SE em 2001, e recebeu várias outras homenagens.

Ela faleceu em 03 de abril de 2021 aos 73 anos de idade, vítima de câncer. 


TRECHO DO LIVRO “A FÚRIA DA RAÇA”

 

Suruby – Somos muitos jaguares prontos para guerrear e devorar inimigos.

Gaspar Louren̤o РSomos todos filhos do mesmo Deus, portanto somos todos irṃos e ṇo inimigos.

Suruby РO que enṭo v̻m fazer nas terras que ṣo nossas?

Gaspar Lourenço – Viemos trazer a paz para que os portugueses não prendam, escravizem, nem matem mais irmãos e para que os irmãos não ateiem fogo às suas terras, nem roubem, nem matem, todos vivam em paz, porque essa é a lei de Deus.

Suruby – E os homens brancos obedecem a lei de Deus?

 

REFERÊNCIAS:

A guerreira 'Ilma Fontes' comemora 50 anos de jornalismo. Disponível em: <http://istoesergipe.blogspot.com/2017/10/a-guerreira-ilma-fontes-comemora-50.html>. Acesso em 12 de jul. de 2018

FONTES, Ilma. A fúria da raça. Aracaju. Coleção Jackson da Silva Lima, 1997.

Provocações - Roberto Freire e Ilma Fontes. Disponível em :<https://www.youtube.com/watch?v=AIZPAzUToS0>. Acesso em 12 de jul. de 2018.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato